Vivendo em um Compound

Brasileiro na Arabia Saudita
Salaam Aleikum,

Olá meus amigos!

Hoje vou falar e mostrar onde eu moro. Quando estava no processo de migração para a Arábia, eu tive a opção de escolher entre alugar uma casa na cidade próxima a empresa, chamada Thuwal ou morar em um condomínio fechado, também na mesma cidade. Thuwal é uma cidade litorânea que se localiza beirando o Mar Vermelho, esse mesmo onde Moisés abriu para travessia dos judeus. Essa cidade já foi um vilarejo de pescadores mas com o passar do tempo foi evoluindo e hoje é uma cidade com uma boa infraestrutura para se viver. Ela fica localizada a uma hora e meia de Jeddah.

Por outro lado, eu poderia escolher viver em um condomínio fechado, conhecido por aqui como compound. Nada mais é que um condomínio para que os estrangeiros vivam. Possui toda infraestrutura necessária para se viver, como escolas, bombeiros, postos de gasolina, academias, mercados, clubes e até terminal de ônibus. Decidi por morar em um compound, pois estaria mais seguro, além de estar vivendo com outros estrangeiros, como também não pagaria um centavo, uma vez que dividiria a casa com outro funcionário (eu poderia optar por viver em uma casa sozinha no compound, mas teria que pagar aluguel). O único problema de se morar em um compound é estar fechado em um condomínio, o que pode acabar cansando com o passar do tempo.

Foto de um compound padrão

Hoje posso dizer que foi a melhor escolha que eu tomei. Estou muito feliz, tenho tudo que preciso para trabalhar e ter uma ótima qualidade de vida, pego um ônibus na porta da minha casa com ar condicionado e não pago nada, percorrendo o trajeto em 15 minutos, entre minha casa e o trabalho. Após trabalhar vou à academia, onde também não pago nada e aos finais de semana posso ir ao clube de graça ou a praia. Segue algumas fotos para vocês.

Fotos da minha casa






Fotos do Bairro




Fotos das Escolas e do clube







Espero que tenham gostado e até a próxima meus amigos.

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo"
-Fernando Pessoa

Comentários

  1. Olá colega,

    Muito bacana a sua jornada, tenho uma dúvida: Como está o mercado de trabalho por aí? Sou da área de TI (Desenvolvimento de software), a idade influencia na contratação? (Tenho 35 anos)

    Já adicionei você na minha blogroll.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AP,

      Que bom que gostou, fico feliz. Pelo menos na minha empresa está aquecido, eles estão contratando bastante gente nova. Aqui a área de TI é bem forte e a remuneração também, uma vez que falta Mao de obra por muitas vezes. Acredito que a idade não influencie dependendo da demanda, se eles estiverem necessitados devem contratar sem nenhum problema. Um conselho que dou é, atualize o LinkedIn e deixe em ingles, para ter mais visibilidade dos estrangeiros.

      Abraços e continue acompanhando.

      Excluir
  2. Amigo BnA, tudo bem?
    Li suas postagens e achei sua trajetória incrível. Parabéns pelo seu esforço e pela colheita dos frutos de sua dedicação. Só cuidado com a divulgação de muitas informações pessoais, pois pode ser descoberto. Já perdemos muitos colegas na blogosfera por causa disso.
    Fora isso, seja bem vindo.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AP,

      Fico feliz que tenha gostado, sigo vocês também e acho muito maneiro. Obrigado, foi difícil ate chegar aqui mas graças a Deus estou firme e forte na batalha diária. Sim, to tentando mostrar um pouco do meu dia a dia mas restringindo algumas coisas.

      Obrigado pelo suporte e nos posts futuros irei detalhar minhas finanças e estratégias.

      Abracos.

      Excluir
  3. Opa BA!

    Boa sorte pra vc aí!

    Pq aí é tudo de graça?

    Vc tá sabendo que a dívida do governo da AS está aumentando cada vez mais?

    Lhe add no meu blogroll.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido BA,

      Te sigo e é imensa satisfação ter um comentário seu haha

      Aqui é de graça pois a empresa paga tudo, provavelmente o lucro compense as despesas. Fiquei sabendo que estava com uma crise e provavelmente iremos começar a ter um juros pelos produtos, mas por enquanto a taxa de juros é bem pequena. O Trump esteve aqui também fechando um acordo com o Rei, então vamos esperar os próximos capítulos.

      Abraços!

      Excluir
  4. Eae, passarei a acompanhar seu blog!
    Passarei a ler suas postagens, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala LM,

      Nao conhecia seu blog. Acompanhe sim amigo, e espero que seja util em algum aspecto.

      Vou dar uma olhada no seu e te adicionar no blogroll.

      Abraços.

      Excluir
  5. Estou gostando do seu blog.

    Nesse post dá para perceber bem o abismo que há entre o Brasil e a Arábia - o compound é bem organizado, belas paisagens e serviços públicos de qualidade, como o transporte, que funciona tão bem.
    Gostei da sua casa, parabéns pelo que conquistou através do seu esforço!

    Abraços,




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana! Muito obrigado.

      Fico feliz que tenha gostado. Felizmente por ser de proporções bem menores que uma cidade brasileira, aqui consegue ser bem organizado.

      Abraços e continue acompanhando.

      Excluir
  6. Cara, você disse que tem intenção de casar e morar ai, no compound as mulheres podem andar com roupas igual aqui ao ocidente? porque na cidade pelo que li mulheres estrangeiras não podem andar com as pernas as mostras e tem que usar o véu no cabelo (não seu o nome disso) rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu querido Stifler,

      Sim, no compound as regras sao mais do ocidente do que do oriente, ou seja, as mulheres podem andar com roupas normais, não precisam usar Abaya ou Hijab. Quando saímos do compound, as mulheres, por educação mas não necessariamente usam somente a Abaya. Aqui temos clubes onde homens e mulheres dividem a piscina com vestimentas ocidentais (biquini, por exemplo). Claro que tudo tem um certo grau de respeito, então evita usar saias ou shorts muito curtos para não ouriçar os homens ao redor haha

      Excluir
  7. Saudações, BnA! Caramba, cara, resolveu aceitar essa proposta de morar no Califado da Arábia Maldita? Apesar do salário ser bom, tome cuidado com o pessoal aí. Brincadeiras a parte (sempre com um fundo de verdade), já conheci pessoalmente um desses compounds em outro GCC, estou parcialmente ciente de como funcionam as coisas aí.

    Abraços! Lhe adicionei em meu blogroll.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fala Barbarossa, blz??

      Claro que aceitei cara! As chances de morrer através de um latrocínio no Brasil eram maiores que morrer aqui haha sem contar a qualidade de vida. Fiz amizades com dois muçulmanos e sinceramente sao muito gente boa, independente da religião. Fico chateado em ver o pessoal generalizando muçulmanos, pois EI é extremista.

      Já esta adicionado a minha blogroll.

      Abraços do BnA

      Excluir
    2. Conheci alguns islâmicos também, a maioria gente muito boa, mas a ideologia salafista/wahhabi da realeza saudita é um verdadeiro câncer. Apesar de internamente a Arábia Saudita ser organizada, eles são um dos principais financiadores do terrorismo salafista.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Dezembro - Santacoin

Blockchain seria a nova internet? A força das criptomoedas

Investindo no Mercado Americano - Passo a Passo