Regra dos 80

Salaam Aleikum,

Olá meus amigos!

Começo esse post com uma "regra" que adotei para dividir minha carteira de investimentos, a regra dos 80. Desde o início quando comecei a juntar meu sagrado dinheirinho, eu sempre procurei maneiras de otimizar o rendimento e acabei descobrindo essa regra que é bem agressiva para os jovens e vai ficando mais branda com o passar do tempo.

Basicamente, a regra dos 80 é utilizada para divisão dos ativos que serão utilizados em renda fixa e principalmente na renda variável. Caso você tenha caído de paraquedas nesse post, ai vai uma breve explicação sobre o que é renda variável:

"Ativos de renda variável são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado."

Como o retorno não pode ser dimensionado no momento da aplicação, a renda variável acaba gerando risco, portanto a melhor maneira de se reduzi-lo é diversificando com a regra dos 80. Estão inclusos na renda variável ações, fundo de açōes, opções bitcoin, COEs, FIIs, etc.

Abaixo um gráfico que exemplifica essa regra:

Fonte: odetereis.com.br/a-regra-dos-80
Como podemos ver, a regra dos 80 pode ser agressiva e ir ficando mais passiva de acordo com o tempo. Um jovem de 20 anos irá aplicar 60% da sua renda em renda variável, pois esta mais tolerante aos riscos e caso ocorra algo fora da curva, ele terá tempo para se recuperar. Situação diferente de um senhor de 50 anos, que irá aplicar somente 30% em renda variável, pois não tem tanto tempo para conseguir se recuperar em caso de situações não planejadas.

Sim, essa regra é simplória e bem superficial, porém é um norte para quem está perdido e não sabe por onde começar. Com o amadurecimento e passar do tempo, reajustes na carteira poderão ser feito de acordo com as estratégias escolhidas. Utilizei da regra dos 80 para ter um ponto de partida, mas fiz alguns ajustes. Fiquei com 60% renda variável e 40% renda fixa.

Em algum post futuro, falarei sobre a regra número 1 de Warren Buffet, regra essa mais complexa e que irá te auxiliar ainda mais à sonhada independência financeira.

"O sucesso é uma consequência, e não um objetivo"
-Gustave Flaubert

Comentários

  1. Cara olha a minha lista de blogs e visite e comente no blog do pessoal, assim você começará a ter bastante visitas, seu blog é bem interessante, o pessoal (e eu também), gosta de ler de experiências de quem mora fora, tenta colocar umas fotos dos lugares (mantendo sua privacidade é claro rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido SP,

      Estou fazendo isso sim, estou acompanhando e lendo diversos blogs, porém são tantos que não dou conta haha

      Sim, o intuito também é compartilhar minhas experiências. Prometo incluir mais fotos e também novos posts. Vou ver se vou no mercado daqui e tirar umas fotos pra fazer um post de alimentação.

      Hoje vou pra Jeddah, então vou tentar fotografar bastante e fazer um post a respeito.

      Abraços e espero que esteja gostando.

      Excluir
  2. gostei muito do seu blog. sonho em um dia também conhecer a arábia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elender,

      Que bom que gostou, vou tentar postar sempre coisas novas e diferentes para vocês.

      Continue ligado e muito obrigado.

      Abraços

      Excluir
  3. Gostei desse post, eu ainda não conhecia essa regra. Será muito útil para mim.

    Achei também muito legal a finalização dos seus posts, sempre com uma frase para reflexão.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosana,

      Que bom que será útil! Eu também não conhecia e isso me auxiliou para o primeiro passo na independência financeira.

      Sobre a frase achei bacana incluir algo para refletirmos e nos motivar.

      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Dezembro - Santacoin

Blockchain seria a nova internet? A força das criptomoedas

Investindo no Mercado Americano - Passo a Passo