Qual o risco de se investir no Brasil? Calote do Michelzinho


Salaam Aleikum,

Olá meus amigos!

Para quem me acompanha sabe que não sou adepto ao tesouro direto e outros investimentos do governo, isso porque acredito que haja outros investimentos de riscos que podem se tornar mais rentáveis do que o tesouro direto. Além disso, eu sempre tive um pé atras de investir em coisa do governo, visto também que todo dia tem escândalos atras de escândalos em todas as esferas do pais.

Hoje abri o site da globo para estar atualizado com os acontecimentos do Brasil e do mundo e vejo a seguinte noticia:

Fonte
Pronto! Isso me fez ficar mais  convicto de que uma hora ou outra haverá um calote do governo, caso mudanças drásticas não sejam feitas. Confesso que meu conhecimento econômico é limitado, e o que digo aqui pode estar completamente errado, mas segundo matérias que venho sempre acompanhando, indicam que o Brasil cada vez mais está ficando sem recursos e com déficit. Se isso se comprovar, como o mesmo poderá honrar com os investidores?

Outro fato que corroborou com esse mal estar e sentimento de angustia com o governo foi ver a Standard & Poor's cortando a nota de credito do Huezil de "BBB-" para "BB". Se Big brother brasil já é ruim, imagina só o big brasil. Mostrando que a maiores riscos em se investir o dinheiro no país. Uma das razōes para essa nota é que não havia sinais claros de como o pais iria resolver a crise.

Fonte
Navegando um pouco mais sobre esse tema, encontrei outra matéria esclarecedora. Ela informa que o governo possui cerca de R$ 1 trilhão em caixa para honrar os pagamentos dos títulos públicos.



"O que está acontecendo é um problema de fluxo. O governo gasta mais que arrecada. Mas não falta dinheiro para pagar a dívida já contratada", explica o especialista José Roberto Afonso. Fonte

Para tentar equilibrar gastos e receitas, o governo mudou a meta prevendo o deficit de 139 bilhões para 159 bilhões. Ou seja, ao invés do governo diminuir os gastos, ele aumenta o deficit para que fique na meta, e eu acho isso bizarro.

Caso o governo não tenha dinheiro para pagar os investidores, o governo emitiria uma nova divida para levantar recursos necessários e isso poderia acabar virando uma bola de neve, em minha opinião.

E ai pessoal, vocês se sentem tranquilos em investir com o governo e confiam nessas opiniões de especialistas? O fato que ocorreu na Grécia não poderia acontecer aqui?

Por essas e outras que prefiro continuar investindo em meu bitcoinzinho mesmo hehe

Abraços!

"A verdade é uma coisa terrível e bela, e portanto deve ser tratada com grande cautela"
J.K.Rownling


Comentários

  1. Oi amigo Árabe. Não acredito em calote de títulos públicos. Quando o governo está em dificuldades, a tendência é roubar quem é mais vulnerável e não sabe se defender. Nessas categorias entram a previdência, FGTS, confisco da poupança, congelamento dos salários, etc. Os títulos públicos são comprados pelos ricos e estrangeiros. Qualquer mexida aqui significa um forte impacto no balanço de pagamentos e fluxo de entrada e saída de dólar. O máximo que pode acontecer é o governo imprimir mais dinheiro para pagar os títulos. Isso vai fazer a inflação aumentar e o juros real (rendimento - inflação) diminuir bastante. Mas o valor nominal você vai receber com certeza. Abraços. Essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Hj estou mão tenho nenhum título, até já tive, mas nas taxas atuais não animo não rs

    ResponderExcluir
  3. Atualmente o TD está um lixo, aliás, todos os investimentos brasileiros estão fracos. Agora é a hora de investir em criptomoedas. Quanto mais demoramos pra entrar, mais a gente vai deixar de ganhar.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobre Sofredor,

      Gostei do seu comentário. É realmente um mercado muito promissor ao qual eu ainda não havia dado a devida atenção. Vou procurar saber mais sobre o assunto!

      Abraços,

      Excluir
    2. PS,

      Sim, ótima sacada. Vou continuar investindo nas moedinhas do Mário.

      Querida Rosana,

      Fiz um post sobre como comprar bitcoins e altercoins, da uma olhada lá.

      Excluir
  4. BnA,

    Eu sempre tive essa dúvida, mesmo quando o Brasil estava um pouco melhor, em 2010, 2012.
    O que entendi é que o calote ocasionaria uma reação em cascata, afetando a credibilidade do país e quebrando os grandes bancos, pois muitos fundos de investimentos em renda fixa desses bancos possuem grande % de títulos do TD.

    Atualmente, com essa recessão tão grande e o (des)governo que há no país, não duvido de mais nada...

    Acho que a bola de neve que você falou já está aí. Ainda não afetou o TD, mas com tanto descontrole (e sem a intenção de cortar gastos públicos ou os benefícios recebidos pelos políticos), é questão de tempo o TD ser prejudicado também.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosana,

      Verdade, talvez seja questão de tempo. Espero que não e que o Brasil tome um rumo correto daqui pra frente..

      Excluir
  5. BnA,

    É como a Rosana falou em cima. Você tem alguma renda fixa no Brasil? Se tem então tá investindo indiretamente no TD. A grande maioria dos fundos tem TD em seu portfólio e isso geraria um efeito cascata e desespero total.

    É melhor aumentar aqueles 50 Trumps que você transferiu pra comprar REIT e stocks pra 5k!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BPM,

      Ahaha estou com 40 mil reais engatilhados para investir, só estou pesquisando qual a melhor estratégia. Acredito que vou mandar 50% Investimento M e 50% Reit e Stocks.

      Excluir
  6. FAla Mr. BNA!!
    Cara, sendo MUUUUUUUUUUUUITO sincero, essa manchete do ministro é puro terrorismo, e um calote no TD é muito improvavel, até porque TD é 2% do estoque de dívida pública, o que tem no TD um banco médio tem de compromissada, calote em Título é foder banqueiro e o resto do povo, isso o Governo não faz...a última coisa que aconteceu foi um confisco de certos titulos pelo fhc que derrubou a liquidez do mercado e titulos viraram nada...mas corrigido logo depois. Mas enfim, tendo ou não esse risco, investimentos fora do país são muito melhores...e nem precisa ir longe, tem o Uruguai aqui do lado, USA de modo mais fácil.. enfim, abraçoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AA,

      Acho que investir fora é o melhor caminha agora viu. Já abri conta na corretora americana e transferi um valor para teste. Agora é começar a aportar lá.

      Excluir
  7. Olá BnA,

    Eu acho que o governo não vai dar calote no TD, pois ele pode imprimir dinheiro, ele está pouco se lixando se a inflação vai subir caso chegue a esse ponto.

    Atualmente parei de aportar no TD, pois não quero financiar esse governo comunista. Também que o rendimento está muito baixo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CI,

      Esse governo comunista rsrs da nojo né kk só lixo no poder.

      Excluir
  8. Fiz uns vídeos falando do calote da RF a uns tempos atrás e lembro do pessoal me chamando de maluco kkkk agora essa notícias só corrobora com o que falei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VdD,

      Sou seu fã rsrs eu não duvido de nada. Sorte a nossa que estamos um pouco mais resguardados desse trem. Parabéns por ja estar na Alemanha.

      Abraços

      Excluir
  9. Fala brasileiro, creio que o calote seja o último dos casos e se isso acontecer todo o resto já era, pois como mencionado pelos colegas acima, se o bixo apertar o governo imprime mais dinheiro e paga a conta, mesmo que a inflação se eleve novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Maromba,

      É, tem essa possibilidade também, mas eu sempre tenho o pé atras. É igual suplemento bom e barato, as vezes temos que desconfiar kkk

      Excluir
  10. Oi BnA!

    Tenho uma pequena parcela em TD, e não acredito em grandes possibilidades de calote da dívida soberana, isso traria enormes prejuízos para a imagem do país junto ao mercado. Acho que nem o Lula seria leviano a ponto de fazer isso (vale lembrar como ele se preocupou "acalmar" o mercado após sua primeira eleição, em 2003). E como outros já mencionaram acima, há alguns recursos mais cômodos para lidar com o balanço de pagamentos, mesmo que seja emissão inflacionária.

    Ainda assim, tento manter um receio saudável, por isso diversifico no Brasil e estou planejando meu próximo aporte no exterior (conta na IB recém aberta).

    ah, e obrigado pela sugestão de MFII11! Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá Brasileiro na Arábia.

    Por aqui o comentário é que dar o calote na dívida pública é pior que pagar altos juros. Porque aí ninguém mais, no mundo todo, emprestaria ao país. E como se sabe, o Brasil não tem maturidade pra dar o calote, não dever mais nada a ninguém, e depois se virar com as próprias pernas, que seria o esperado. Mesmo que deixe de pagar, logo logo precisaria de mais dinheiro pra bancar as despesas, mesmo que isso soe estranho. Como precisaria de mais dinheiro, se acabou de deixar de pagar a maior dívida que tinha? Agora não iria sobrar? Sem a dívida, o Brasil não teria dinheiro suficiente pra pagar todas as contas e ainda sobrar?
    A princípio sim, mas estamos no Brasil. Em poucos anos, iriam 'dar um jeito' de GASTAR MAIS DO QUE ARRECADA. E precisaria de dinheiro emprestado novamente.

    O Brasil parece um descontrolado financeiro, que não aprende com os erros e permanece numa Matrix financeira estatal ininterrupta.

    Estou acompanhando o blog.

    Forte abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Dezembro - Santacoin

Blockchain seria a nova internet? A força das criptomoedas

Investindo no Mercado Americano - Passo a Passo