Como diversificar seu patrimônio? Bitcoin

Salaam Aleikum,

Olá meus amigos!

Quem está acompanhando o blog viu que eu invisto em bitcoins, mas não detalhei exatamente quais criptomoedas eu utilizo. Afinal, que diabos é criptomoeda? O que é bitcoin?

Primeiramente, criptomoeda é um meio de troca que se utiliza de criptografia para assegurar transações e para controlar a criação de novas unidades da moeda. O Bitcoin tornou-se a primeira criptomoeda descentralizada em 2009. Desde então, inúmeras criptomoedas foram criadas. Portanto, criptomoeda nada mais é que dinheiro digital que pode ser trocado por dinheiro  real. 
Qual que é a sua vantagem então? A vantagem é que as criptomoedas usam um controle descentralizado, ao contrário de sistemas bancários centralizados. O controle descentralizado está relacionado ao uso do block chain (Banco de transações).
Um mineiro
No caso de dinheiro real como no Brasil, por exemplo, em caso de falta ou necessidade, o Banco Central emite novos malotes de reais, enquanto no Bitcoin, ele é criado através da mineração. Cacete de agulha, vou ter que virar mineiro? Whatafuck?
De uma maneira bem básica, mineração é fazer bitcoins, ou seja, da sua casa você consegue gerar novos bitcoins ou frações de bitcoins, conhecidos como satoshis. Além de gerar novos bitcoins, o processo de mineração adiciona registros de transações ao livro razão público do Bitcoin, que armazena transações passadas e por consequência você recebe bitcoins como recompensa. Entenda que esse processo é extremamente difícil e a geração de um bitcoin não é tao simples quanto parece, pois você precisará ter uma infraestrutura dedicada para acelerar a criação dessas moedas. Quanto mais bitcoins são gerados, mais difícil fica para se gerar novos bitcoins. Atualmente há 16 milhões de bitcoins em circulação e o limite máximo de bitcoins a serem gerados é de 21 milhões e estudos indicam que esse número será atingido em 2140.

Minerar bitcoin usando placas de vídeo
Minerador portátil USB

BnA, e a inflação? O bitcoin é uma moeda com inflação controlada, já que há um limite máximo. Isso impede que os preços em Bitcoin subam indiscriminadamente — coisa que não acontece com reais ou dólares, por exemplo. Governos precisam manter a economia com uma inflação de cerca de 2% a.a., para forçar quem tem dinheiro a evitar a desvalorização e investir. Como o Bitcoin não está atrelado a governos ou bancos, ele não precisa ser usado para gerar inflação.
Além do bitcoin, atualmente temos no mercado diversas outras criptomoedas, conhecidas como Altercoins. A diferença básica entre essas altercoins é que cada uma utiliza um banco de transações (block chain), modificado e com objetivos diferentes. Vamos utilizar um carro como exemplo, existe carro 4x4, carro modificado para drift, carro de arrancada, carro para andar no dia a dia. Cada carro é modificado para sua função, porém não deixam de ser um carro. É exatamente o que acontece com as altercoins, cada uma foi modificada para ter um diferencial e conseguir seu valor no mercado. Atualmente existem cerca de 900 criptomoedas em circulação no mercado. A maior hoje em dia é o Bitcoin, seguida de Ethereum, Ripple e Litecoin.
Algumas criptomoedas em circulação. Me lembra as insignias do Pokemon haha

Agora que vocês já estão familiarizados com as criptomoedas, vou falar um pouco sobre a minha opinião. Eu gosto delas e acredito que no futuro elas serão utilizadas com muito mais frequência e em muito mais lugares. Todo mês separo uma parte do meu aporte e invisto em bitcoin ou outras altercoin (Litecoin, Stratis e Digibyte) e acredito que no futuro o valor dessas moedas será muito maior do que o atual, vide que em 2011, cada BTC valia 5 dólares. Você tem noção  do que é isso? Se você tivesse gastado 500 dólares na época, hoje você teria 220 mil dólares, chutando baixo.

Evolução do preço do BTC entre 2011 e 2013. Fonte: Galileu

Segue algumas notícias que achei interessante em relação ao bitcoin e como ela está ganhando lugar no mercado.

1 - Você pode comprar Lamborghinis e carros de Luxo com BTC:

Modelo Tesla S vendido por 81 bitcoins. Fonte

2 - Homem esquece que comprou 66 reais em bitcoins e descobre 8.5 milhões:
Norueguês Kristoffer Koch, o felizardo. Só precisa comprar um ferro de passar agora, né? Fonte

Portanto meus amigos, cada um faz o que achar melhor, mas minha opinião é que esse mercado ainda tem muita lenha pra queimar. No próximo post farei um passo a passo de como investir em bitcoins e altercoins.

Abraços do BnA!

Fontes: Wikipédia e Foxbit

"Arrisque-se! Toda vida é um risco. O homem que vai mais longe é geralmente aquele que está disposto a fazer e a ousar. O barco da 'segurança' nunca vai muito além da margem"

Comentários

  1. Excelente post BnA,

    Eu só leio sobre essas moedas, mas nunca tive a coragem de aplicar dinheiro. Talvez um dia em aplique.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy,

      Isso, continue lendo e quando se sentir seguro, invista. Próximo post vou fazer um tutorial de como apliquei aqui no Brasil e no exterior.

      Abraços do BnA.

      Excluir
  2. Show de bola!

    Meu receio em relação a essa moeda é comprá-la no "topo" vide a valorização astronômica dos últimos tempo. Mas vejo muita gente que investe falando que ainda há muito espaço para valorização...

    Vou continuar acompanhando!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SM,

      Sim, também tive esse receio mas vejo diversos estudos e analistas falando que o potencial dessa moeda crescer ainda é grande. Se tem medo de compra-la no topo, invista em alguma altercoin que ainda esta com preço baixo, como o caso do Litecoin. Amanha tentarei fazer o post sobre como investir e voce pode seguir.

      Abracos do BnA.

      Excluir
  3. Fala aí das Arábias.

    Que bom que você investe em BitCoin e irá detalhar aqui no blog.
    Tenho muito interesse em BitCoin e pretendo investir nessa modalidade também.
    Pretendo fazê-lo aos poucos pra pegar o jeito, mas, assim que sobrar uma grana.

    Abs.
    EQRP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala EQRP, beleza?

      Amanhã vou criar um post sobre o passo a passo para comprar bitcoin e altercoins. Fique ligado.

      Abraços do BnA.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fechamento Dezembro - Santacoin

Blockchain seria a nova internet? A força das criptomoedas

Investindo no Mercado Americano - Passo a Passo